ENÓFILA GÍRIA para quem fica a ver os copos passar
- Francisco ByMyGlass
- Jun 11, 2023
- 1 min read
edição PROVAS
Para quem ainda não está familiarizado com alguns termos do mundo dos vinhos, esta nova rubrica é para vocês.
Porque ninguém gosta de ficar a ver os copos passar!
ABERTO
Terminologia usada para descrever vinhos que apresentam pouca cor ou que, no caso de tintos envelhecidos em garrafa, perderam a sua intensidade de cor.
ACIDEZ
É uma das características do vinho, tal como o álcool ou os taninos e, sem dúvida, o ponto de equilíbrio desta bebida dos deuses.
A acidez acrescenta uma sensação de frescura e, sem ela, em qualquer variedade de vinho teríamos produtos finais cansativos, pouco gastronómicos e sem vida.
CORPO
Sensação provocada pelo vinho na zona superior da nossa língua. A junção de todos os seus componentes é o que define o corpo de um vinho, indo do Leve ao Encorpado.
COMPLEXIDADE
A variedade de sabores e aromas que podemos encontrar num vinho, as castas que são usadas, o seu terroir e todos os outros elementos que podemos distinguir nesta bebida, são o que definem a sua complexidade.
O resultado da combinação destes elementos, criam o carácter de um vinho, como se da sua personalidade se tratasse.
NARIZ
A seguir à análise visual, o nariz é a segunda etapa sensorial a ser feita a um vinho.
É nesta fase que se distinguem todos os seus aromas e, só por esta etapa, é possível identificar logo as que o compõem ou, até, a sua localização geográfica e ano de produção.
Espero que esta rubrica vos seja útil e em breve lanço uma nova edição. Se tiverem sugestões, enviem-me uma mensagem por aqui ou no instagram.
Bons Vinhos!
FFG




Comments