Clos Somi Côtes du Rhône 2018
- Francisco ByMyGlass
- Jan 4, 2024
- 2 min read

Há produtores que são sinónimos das regiões onde estão inseridos.
Domaine Alain Graillot é sem dúvida o de Crozes Hermitage e Dirk Niepoort o do Douro.
Clos Somi é uma "Joint Venture" entre estes dois fantásticos produtores.
Alain Graillot, em 1985, deixou a sua carreira de agroquímico, para se dedicar a um sonho antigo, a produção de vinho.
Começou por arrendar pequenas parcelas de vinho, entre Tain I'Hermitage e Pont I'Isère, na dominação de Crozes Hermitage, no norte do Rhône. Hoje, a propriedade tem 17,3H de vinha, onde são produzidos vinhos sensatos, com personalidade e altíssima qualidade.
Apesar de Alain já não se encontrar entre nós, a casa por si criada continua a ser das mais respeitadas do vale do Rhône. O seu nome é lendário e com bastante reputação e, no seu Domaine, são produzidos alguns dos melhores Syrah's do Mundo.
Já Dirk Niepoort, também ele de renome mundial, dispensa grandes apresentações aqui em Portugal. A sua família está ligada ao vinho, em especial ao vale do Douro, desde 1842, através do seu tataravô.
Nos dias de hoje, Dirk é considerado um rebelde numa região com cerca de 300 anos - a mais antiga DOC do mundo – e, principalmente, ligado à produção de vinho do porto.
Um inconformado e curioso por natureza, focado em respeitar a biodiversidade das suas propriedades, grande parte das suas parcelas de vinho estão, atualmente, convertidas em sistemas bio-dinâmicos, sendo a sua filosofia “menos é mais”.
Unindo forças com Maxime, filho de Alain, no movimento NATCOOL, nasce o Clos Somi.
Dirk descreve o projeto NATCOOL como “cool & funky” - mas, na verdade, é mais que isso. É um conceito inovador, um movimento de união entre diversos produtores com o objectivo de criar vinhos leves e fáceis de beber.
O Clos Somi é um vinho feito a partir de um field blend de partes iguais com Syrah, Grenache Noir e Cinsault, provenientes de vinhedos plantados em solo granítico, onde as uvas são colhidas manualmente e o cacho é fermentado inteiro, em cubas de cimento.
Quando todo o processo de fermentação está concluído, o vinho é transferido para barricas de 1500L por, pelo menos, 9 meses. Após esse estágio, o vinho é engarrafado sem ser filtrado e sem o adicionamento de sulfitos, - o que faz dele um Natural Wine do inicio ao fim.
De nariz brilhante e um vinho exuberante, de cor ruby mas sem grande concentração, denso mas fresco, mineral e de acidez viva, Clos Somi é um vinho bastante divertido de se beber e bastante flexível gastronomicamente à mesa!
Com um desejo de bons vinhos,
FFG




Comments